Você decidiu abrir uma loja online. Provavelmente está empolgado e cheio de ideias, mas também um pouco intimidado. Se está for sua primeira experiência com e-commerce, você não quer perder seu valioso tempo e dinheiro em ferramentas e tarefas que não irão fazer a sua loja funcionar da forma mais rápida, eficiente e econômica possível.
Então, vamos pelo começo e apresentar um plano antes de abrir uma loja online. De acordo com artigo de Judith Kallos, coach de negócios e consultora de WordPress, existem algumas questões básicas a serem consideradas antes de começar a colocar a mão na massa.
Seja adicionar o e-commerce a um site existente (como vender no WordPress com o WooCommerce) ou configurar uma nova loja online do zero, um pouco de planejamento prévio poderá fazer uma grande diferença para o sucesso de sua nova empresa.
- Certifique-se de que seu produto ou serviço faz parte de um nicho.
As melhores ideias nascem de passatempos, interesses e paixões, em que o proprietário da loja eletrônica viu uma oportunidade porque ninguém mais estava presente nesse nicho específico. Ou melhor ainda, eles sabiam, de fato, que, com muito trabalho e dedicação, poderiam fazê-lo melhor!
Não subestime o poder do nicho.
- Pesquise sua concorrência.
Antes de abrir uma loja online, é melhor investigar a concorrência. Faça uma busca pela Internet inserindo duas ou três palavras-chave ou frases que seus clientes-alvo provavelmente usarão para encontrar os tipos de produtos ou serviços que você pretende vender online. Em seguida, note as centenas de milhares (ou milhões) de páginas já online fazendo o mesmo.
Se os números são esmagadores, você precisará se tornar ainda mais de nicho ou planejar ser um comerciante competitivo e agressivo – o que custará tanto em dinheiro quanto em tempo.
Veja o que seus concorrentes já estão fazendo com sucesso (note se há uma abertura para fazer algo melhor) e como você pode integrar esses conceitos de uma maneira única ou diferente.
- Crie seu perfil de precificação.
Você pode ser competitivo e ainda obter lucro depois de levar tudo em consideração? Certifique-se de incluir todos os seus custos para obter uma resposta: Certificado SSL, hospedagem, plataforma, domínio, e-mail, temas, plugins, extensões, complementos de módulos, taxas mensais, gateways de pagamento, taxas de processamento de cartão de crédito, publicidade, inventário, material de embalagem, etc.
- Desenhe seu programa de envio.
O processo de envio e entrega dos produtos pode ajudar a criar ou a quebrar uma loja de comércio eletrônico. Ao se preparar para abrir uma loja online, pergunte a si mesmo:
- Quais opções de transportadora você vai oferecer?
- O produto será enviado de acordo com o peso e a localização ou você irá trabalhar com taxa fixa?
- A sua fórmula de envio é baseada no tipo de produto?
- E quanto a uma taxa de manuseio?
- Você estará enviando globalmente?
- Em caso afirmativo, quais procedimentos e políticas alfandegárias você precisa considerar?
O envio não deve ser um centro de lucro e precisa ser razoável. A percepção de tarifas de transporte excessivamente elevadas é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam seus carrinhos de compras.
Existem ferramentas de e-commerce no mercado que possuem opções de métodos de envio embutidos, ou permitem que você adicione rapidamente suas preferências – desde o transporte gratuito até a transportadora em tempo real e calculado.
- Defina sua política de devolução.
Isso precisa ser claro, detalhado e prático, de modo que, se você tiver experiência de retorno, seus clientes podem facilmente encontrar o que precisam e saber quais são os critérios para que um retorno seja aceito.
- Crie sua política de privacidade.
Você deve ter uma política visivelmente publicada que indique o que você faz com a informação do seu cliente. Isso facilita a construção da confiança. Nunca coloque uma coisa nesta política e depois faça outra. Seja honesto, direto e indique exatamente como você gerenciará, distribuirá e usará informações do cliente.
- Reforce sua política de segurança.
Sua política de segurança deve explicar o que você faz, em detalhes, para proteger as informações de pagamento do seu cliente. Explique que você está em servidores seguros com SSL e por quê. Você é protegido por um serviço de verificação de terceiros? Quanto mais informações você puder fornecer, melhor para passar a confiança que seus clientes precisam para que eles compartilhem seus dados sensíveis com você.
- Garanta fotos dos produtos.
Quando se trata de vender online, os detalhes visuais podem fazer toda a diferença. Seus produtos devem ter fotos de qualidade. Existem muitos recursos excelentes para aprender a tirar as melhores fotos do produto.
Você também pode verificar com seus fornecedores para ver se eles têm fotos que você pode usar.
- Escreva as descrições dos produtos.
As descrições genéricas não são o suficiente, e nem as que são iguais às de todo mundo que vende a mesma coisa que você. São necessários detalhes, tamanhos, cores e dimensões, juntamente com alguns bons trocadilhos de marketing que fazem com que o cliente potencial perceba que eles precisam, querem, devem ter esse item!
Você vai acessar e organizar seus produtos você mesmo? Caso contrário, planeje contratar alguém para criar uma planilha ou fazer a entrada de dados para você (a terceirização pode ser sua melhor opção).
- Desenvolva um plano de marketing e orçamento.
Desenvolva um plano e orçamento de tempo e de dinheiro para divulgar sua nova loja online. O que você vai fazer para colocar o seu site “lá fora”? Não existe apenas “construí-lo e eles virão” no mundo online – você terá sorte se você for encontrado com essa abordagem. Sim, depois de abrir uma loja online, você pode começar a promovê-la sem gastar um centavo.
Se você quer levar muitos clientes de forma mais rápida para o seu site de comércio eletrônico, porém, talvez seja necessário investir em algum marketing.
As campanhas de pagamento por clique podem ser executadas desde algumas centenas a milhares de reais por mês, dependendo da competitividade do seu mercado. Executar campanhas de publicidade paga em mecanismos de busca e sites de redes sociais também exigirá um tempo para testar e sintonizar.
Definitivamente vale a pena gastar tempo descobrindo e brincando com todas as suas opções e, assim, criar um plano de marketing sólido antes de abrir uma loja online.
- Crie um plano de ação de atendimento ao cliente.
Sua agenda precisará incluir tempo para impressão, processamento e embalagem de pedidos. Isso por si só pode demorar muito quando é feito corretamente. Além disso, se você fez um trabalho digno de se espalhar a notícia sobre o seu site e-commerce, você precisará orçar algum tempo para responder as perguntas de e-mail de clientes, atualizações de status do pedido e a inserção dos detalhes de envio. Alguns detalhes que você pode considerar antes de abrir uma loja online:
- Como você vai mandar aos clientes a confirmação de envio desejada? Começar com um modelo de e-mail com antecedência pode economizar tempo mais pra frente.
- Como você vai lidar com perguntas ao telefone? Você terá uma linha telefônica comercial separada?
- Investigue opções de pagamento.
Antes de abrir uma loja online, você deve pensar em como vai receber o pagamento (um ponto um tanto importante, não é mesmo?). Algumas plataformas oferecem soluções de pagamento integrado. Você deve considerar as seguintes questões:
- Você tem uma conta comercial para aceitar cartões de crédito?
- Quais formas de pagamento você aceita? Cartões de crédito, cheques pessoais, transferências bancárias, ordens de pagamento?
- E o Mercado Pago ou PayPal?
- Você tem um gateway de pagamento para verificar, aprovar e processar cobranças em tempo real?
É recomendável rever todas as suas opções e as taxas associadas.
Planeje-se para o sucesso
Faça um grande favor a seu negócio à longo prazo e comece a criar e abrir seu próprio e-commerce depois de passar pelas questões acima. Estes são os princípios básicos para te ajudar a planejar antes de abrir sua loja online. Ter esses pontos resolvidos, podem te ajudar na revisão dos recursos, temas, plugins e plataformas para saber quais funcionam melhor para o seu conceito de e-commerce. Portanto, bom planejamento e vendas online!
5 Respostas
manuel
Olá Gostei muito das dicas! Eu já passei por alguns apuros quando tentei iniciar no mercado de e-commerce sozinho, esse conteúdo irá ajudar muito os iniciantes.
Imobil Mudanças
Muito bom para criação de logotipo
Guilherme Silva
Bem legal o conteúdo, estava a procura desse tipo de conteúdo. Bem esclarecedor e bem feito.
Daiane
Qualquer loja online que se abra atualmente tem que ser pensada nos minimos detalhes, pois a todo momento estão surgindo lojas virtuais que acabam fechando, pois muitos entram com a expectativa e a realidade é totalmente diferente, ou seja antes de abrir um loja online meu conselho é que a pessoa consiga alinhar a expectativa com a realidade, através de estudos e pesquisas de mercado.
Daiane postado recentemente…Qual melhor investimento para ganhar dinheiro
Thalita Souza
Esse post tem muitos conteúdos de primeira,
Mas o item 4. Desenhe seu programa de envio,
Me perdi bastante na hora da entrega, é muito importante, perdi muitas vendas por conta disso…
Thalita Souza postado recentemente…Qual a importância das sacolas em sua loja?