Sua empresa bateu as metas de marketing e vendas em 2023? Em caso afirmativo, considere-se uma exceção.
De acordo com um levantamento recente da RD Station, a maioria dos negócios brasileiros não atingiu as metas do ano passado. Mesmo assim, grande parte dos entrevistados espera alcançar objetivos ainda maiores em 2024.
Veja no conteúdo a seguir três grandes lições que vão ajudar você nessa busca.
Destaques dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024:
- 75% das empresas não alcançam as metas de marketing;
- 74% também ficam abaixo das metas de vendas;
- mas 91% dos negócios esperam crescer em 2024;
- para isso, 49% devem aumentar o investimento em marketing.
Lição 1: crescimento exige investimento em marketing
Os dados presentes nos Panoramas de Marketing e Vendas 2024, da RD Station, refletem a dificuldade em alcançar os resultados esperados.
No marketing, 76% das empresas B2B e 73% das empresas B2C não conseguiram bater as metas em 2023. A média entre elas ficou em 75%.
Enquanto isso, nas vendas, 73% dos negócios B2B e 77% dos B2C também ficaram longe dos objetivos estipulados. Na média, o resultado foi de 74%.
Esse não foi um caso isolado. O percentual de empresas que não alcançaram as metas de marketing manteve-se igual ao de 2022. Já a proporção daquelas que ficaram aquém nas vendas subiu três pontos percentuais entre 2022 e 2023.
No entanto, 91% dos entrevistados têm desafios de crescimento ainda maiores em 2024. Para que isso aconteça, o próprio levantamento orienta: “as expectativas de crescimento precisam ser transformadas em ações para que a evolução aconteça de fato”.
É preciso investimento para alcançar os resultados. Boa parte das empresas brasileiras, felizmente, perceberam isso. Quase metade delas (49%) decidiram investir mais em marketing neste ano. Outras 37% investirão a mesma quantia e apenas 14% cortarão o orçamento da área. A prioridade é gerar mais demanda de vendas, mas aumentar o reconhecimento da marca é outro objetivo importante para os negócios em 2024.
Três em cada quatro empresas têm dificuldade em bater metas.
Lição 2: a necessária conexão entre marketing e vendas
Uma das causas para tantas empresas não baterem as metas está na falta de integração entre marketing e vendas. Como indica a RD Station, apenas 15% dos negócios têm esses dois setores bem integrados entre si.
Avaliação da integração entre marketing e vendas:
- 27% dizem não ter integração alguma;
- 13% não estão integradas, mas acreditam que isso não reflete nos resultados;
- 45% estão aprimorando a integração;
- 15% avaliam estar bem integradas.
Um sintoma dessa falta de conexão é que quatro em cada dez times de marketing não acompanham os motivos da perda de leads em fase de negociação. O mesmo número de equipes de vendas não usa o histórico dos leads ao realizar a abordagem.
Não é só uma questão de fazer reuniões. O levantamento mostra que 67% dos entrevistados já se reúnem. Uma conexão verdadeira entre marketing e vendas precisa é de processos e ferramentas que facilitem a integração no dia a dia.
Lição 3: processos bem estruturados fazem a diferença
Especificamente no caso do e-commerce, 77% das equipes acreditam que bons resultados dependem de um processo bem estruturado. Mas a realidade dos negócios é outra:
- apenas 13% dos e-commerces têm um guia detalhado da operação;
- apenas 35% usam o funil de vendas;
- e apenas 35% têm uma buyer persona, ou perfil de cliente ideal.
Não à toa, somente 25% das empresas de e-commerce bateram as metas de vendas em 2023.
Outro detalhe que chama a atenção é o fato de que 36% dos times de marketing sequer têm metas definidas para 2024. Como planejar as ações dessa forma?
Não saber quem é de fato seu cliente e não ter processos bem definidos custa caro para o negócio.
As lições dos Panoramas de Marketing e Vendas 2024
Aqui está um resumo do que aprendemos com o levantamento da RD Station.
Qual tem sido o resultado dos times de marketing e vendas no Brasil?
Em 2023, 75% das metas de marketing e 74% das metas de vendas não foram batidas pelas empresas brasileiras. Não houve qualquer melhora em relação a 2022. Isso deve ligar o sinal de alerta nos negócios.
Quais são as possíveis causas para essa dificuldade em bater as metas?
Os dados sugerem um problema estrutural. Falta alinhamento de processos e ferramentas entre as equipes de marketing e vendas, assim como faltam processos bem estruturados nas empresas como um todo.
Que lições podemos tirar para ter melhores resultados?
Aumentar o investimento em marketing, integrar os times de marketing e vendas, e estruturar melhor os processos básicos da empresa.
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