Pensando na sua carreira em marketing? O ano de 2024 reserva grandes desafios para a área, mas algumas habilidades podem fazer uma enorme diferença no seu futuro e ajudar você a destacar-se no mercado.
O setor como um todo precisa evoluir, diversificar as vozes e pensamentos, integrar melhor a tecnologia no dia a dia, trazer para dentro dos negócios a importância de deixar um impacto positivo para a sociedade e até mesmo auxiliar na saúde mental do público.
Individualmente, os profissionais de marketing têm o desafio de adquirir ou aprimorar conhecimentos específicos para atender às transformações do mercado. Segundo uma pesquisa de Chartered Institute of Marketing e Target Internet, 79% das pessoas que atuam na área dizem que o conjunto de habilidades requeridas para elas mudou completamente na última década.
Nesse sentido, entender como funcionam as ferramentas de inteligência artificial generativa é um bom começo, mas outras competências também são necessárias. Então, veja quatro grandes desafios para seu trabalho em 2024.
1. Profissionais de marketing precisam entender de IA generativa
A inteligência artificial (IA) já faz parte das atividades do setor, mesmo que não paremos para pensar a respeito. Ela está presente desde os buscadores on-line até os softwares de gestão de marketing, vendas e relacionamento com o cliente.
A diferença agora é que se espera um diálogo mais intenso com essa tecnologia. Em vez de um poderoso recurso rodando silenciosamente ao fundo, torna-se uma assistente cujo desempenho depende da nossa capacidade de interagir com ela.
Estamos falando da IA generativa, capaz de responder a comandos específicos do usuário para criar textos, ilustrações, vídeos, códigos de programação, entre outros formatos de conteúdo. Os dados recentes da McKinsey já apontam o conhecimento de IA generativa como o requisito que mais cresceu no mercado de trabalho em tecnologia.
Daí surge a necessidade de dominar uma nova área técnica: a engenharia de prompt. Se os navegadores, o Microsoft 365, o ChatGPT e tantas outras ferramentas já trazem a inteligência artificial generativa como recurso, é fundamental saber como gerar os comandos necessários para tirar o melhor proveito disso.
Ferramentas com inteligência artificial fazem parte da rotina dos profissionais de marketing.
2. Alfabetização de dados
De acordo com o relatório de 2023 “The State of Data Literacy”, da DataCamp, 78% dos líderes nos Estados Unidos e 89% no Reino Unido acreditam que a alfabetização de dados é importante para as tarefas diárias de suas equipes.
Mas o que é essa alfabetização de dados? Na definição de Sarah Nell-Rodriguez, é a capacidade de ler, trabalhar, analisar e comunicar-se com dados.
Hoje, os profissionais de marketing têm acesso a uma enorme quantidade de dados, ou big data. São números do Google Analytics, das plataformas de redes sociais, do gerenciador de e-mail, do CRM e assim por diante. A dificuldade, no entanto, é transformá-los em mensagens e ações em prol da construção da marca.
Isso é um risco não apenas para o futuro profissional, como para a sobrevivência do negócio. As pesquisas mostram que as empresas que não tiverem inteligência de dados ficarão para trás.
3. SEO em todo lugar
Por muitos anos, o conhecimento de SEO tem sido obrigatório para os profissionais de marketing digital. Mas o panorama da otimização para mecanismos de busca está mudando rapidamente, como quase tudo no setor.
Começando pelo Google, só em 2023 o buscador mais utilizado no mundo passou por oito atualizações de fevereiro a novembro, sendo quatro delas core updates. Para quem trabalha especificamente com SEO, apenas isso já é um desafio e tanto para acompanhar.
Uma questão ainda maior está no fato de que os consumidores, especialmente os mais jovens, hoje recorrem muito mais a plataformas como TikTok e Instagram para as buscas on-line. Então, como otimizar os conteúdos para a descoberta nessas redes? E para as pesquisas por voz? E para a exibição em TVs conectadas?
Essas são perguntas fundamentais que os profissionais de marketing digital precisam responder.
4. Vídeos curtos e o futuro dos profissionais de marketing
Quando perguntados sobre qual formato de conteúdo tem melhor desempenho, 45% dos profissionais de marketing responderam: vídeo. Essa foi uma das grandes revelações do “The State of Content Marketing 2023 Global Report”, elaborado pela Semrush.
Os entrevistados pela HubSpot no “The State of Marketing” de 2023 também apontaram o vídeo como o formato que tem maior retorno e, consequentemente, é o mais utilizado pelas equipes de marketing. Nesse contexto, dados da IAB e do Opinion Box mostram que os vídeos curtos funcionam melhor.
Ou seja, os profissionais que desejarem agregar valor às suas marcas pela comunicação terão de produzir vídeos de alguma forma. Mais ainda, vídeos curtos.
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