Há quem diga que no e-commerce, o conteúdo é rei. E existem motivos fortes para essa afirmação ser aceita. Além de contribuir para um melhor entendimento do consumidor em relação aos produtos e serviços oferecidos, o conteúdo também tem papel decisivo para o ranqueamento da loja nos mecanismos de busca.
Mas muitos se perguntam: conteúdo é só texto e vídeo? Para desmistificar essa questão e reafirmar a importância do conteúdo para as estratégias de marketing digital, a Outbrain, empresa que opera uma das maiores plataformas de descoberta de conteúdo em todo o mundo, aglutinou alguns insights sobre o assunto.
A seguir, você confere os prós e contras de cada tipo de conteúdo e descobre qual se encaixa melhor à sua estratégia digital:
Posts em Mídias Sociais
Vantagens:
– Fácil de começar;
– Excelente forma de reaproveitar conteúdos;
– 66% dos profissionais de marketing veem benefícios na geração de leads através deles.
Desvantagens:
– Necessita ser monitorado e atualizado regularmente;
– Difícil de obter seguidores;
– Qualquer erro torna-se público.
Infográficos
Vantagens:
– Considerado o segundo tipo de conteúdo mais efetivos pelos profissionais de marketing;
– 3x mais curtidos e compartilhados nas mídias sociais do que outros tipos de conteúdos.
Desvantagens:
– A produção requer investimento em design;
– Nem sempre são indexados pelos buscadores.
Newsletter
Vantagens:
– 86% dos consumidores gostam de receber e-mails promocionais das empresas das quais compraram algo;
– Produção simples e de baixo custo.
Desvantagens:
– Construir um mailing efetivo é desafiador;
– Baixa diferenciação.
Estudos de caso
Vantagens:
– Cria o efeito “halo”, ou seja, associação da sua marca à do cliente;
– 44% dos profissionais de marketing acreditam que geram leads qualificados.
Desvantagens:
– Apenas 6% das pessoas consideram os estudos de caso uma ferramenta efetiva de marketing.
Quizzes
Vantagens:
– Quizzes personalizados aumentam o volume de cliques em 14%, e as conversões, em 10%;
– A média de compartilhamento é de 1.900 vezes.
Desvantagens:
– Requer ferramenta especializada para o desenvolvimento;
– O alcance de resultados efetivos leva tempo.
Posts em blogs
Vantagens:
– Gera leads por meses;
– 14% dos profissionais de marketing acreditam que são efetivos para gerar leads e para conhecimento da marca.
Desvantagens:
– Necessita de atualização constante;
– É preciso ser relevante para se destacar.
Vídeos
Vantagens:
– 43% dos consumidores querem mais conteúdo em vídeo;
– 48% dos usuários de smartphones são mais propensos a comprar de empresas que disponibilizam vídeos com instrução;
Desvantagens:
– Custo da produção alto e demorado.
Podcasts
Vantagens:
– O consumo de podcasts aumentou 23% entre 2015 e 2016;
– O engajamento de usuários com a publicidade é alto: 68% dos ouvintes se engajaram de alguma forma.
Desvantagens:
– A audiência ainda é baixa: apenas 13% da população americana em 2016.
Webinars
Vantagens:
– Pode captar informações do usuário ao se registrarem para ter acesso ao vídeo;
– 50% dos profissionais de marketing B2B americanos acreditam que os webinars geram leads.
Desvantagens:
– Consome tempo para preparar todo o processo;
– É imprevisível: requer equipamentos especializados para evitar problemas de transmissão.
Tutoriais
Vantagens:
– Auxilia na obtenção de uma boa posição no ranking de pesquisa orgânica.
Desvantagens:
– Pode parecer que você esteja entregando facilmente algo que seja muito bom para ser verdade;
– Exige investimento de tempo e recurso para fazer bem feito.
White Paper/ Ebooks/ Relatórios
Vantagens:
– Pode capturar informações do usuário em troca de download gratuito;
– Pesquisas e dados inéditos são ferramentas de marketing que despertam grande interesse.
Desvantagens:
– Conteúdos longos recebem menos cliques e compartilhamentos;
– Requer pesquisa intensa para produção.
Eventos
Vantagens:
– Oportunidade de criar networking presencial, gerar vendas e mídia espontânea;
– Captura dos dados dos participantes é uma potencial fonte de receita.
Desvantagens:
– Complicado e de alto custo;
– Requer suporte o tempo todo por meses de planejamento.
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