Manter canais de contato direto com o cliente, além de contribuir para aumentar a taxa de conversão do site, possibilita a evolução do e-commerce. Há diversas maneiras de ouvir a opinião do cliente, entre elas, a ferramenta de pesquisa online.
A aplicação de um questionário online proporciona agilidade, alcançando um número maior de pessoas. Para o lojista que deseja aplicar questionários como esse, o Diretor na RA6 Digital, Rodrigo Assis, dá algumas dicas. Em primeiro lugar, ele afirma que o ideal é evitar perguntas fechadas, para não direcionar a pesquisa para respostas tendenciosas, como por exemplo: ‘Você prefere nossa vitrine de produtos com imagens grandes ou pequenas?”
Assis aconselha elaborar perguntas claras, com boa escrita e de fácil interpretação. “Evite emitir sua opinião durante a elaboração da pesquisa online, assim você não irá transparecer o posicionamento da empresa, além de evitar respostas dirigidas”, comenta.
Ele adverte, ainda, que a estratégia utilizada na pesquisa deve ser coletar informações relevantes para solucionar problemas ou identificar uma oportunidade de evolução, e não a de colher posicionamentos.
Para auxiliar na elaboração dos questionários online, Assis enumera três excelentes ferramentas que podem ser utilizadas, sem a necessidade de conhecimentos técnicos para operar:
Survio: ferramenta original da República Tcheca, mas que conta com opção em Português. Oferece plano pago e gratuito além de modelos prontos de pesquisa de satisfação que podem ajudar na elaboração do questionário. Em caso de dúvidas, possui atendimento personalizado.
Opinion Box: oferece plano pago ou gratuito. O diferencial dessa ferramenta é que é possível inserir a logomarca da empresa, mesmo no plano gratuito.
Surver Monkey: um dos mais conhecidos softwares, além de oferecer um amigável ambiente para elaborar a pesquisa. Essa ferramenta tem parceria com o MailChimp e Eventbrite, entre outras ferramentas digitais.
O mercado está cada vez mais competitivo e o cliente cada vez mais exigente e bem informado. Por isso, Assis defende a pesquisa online para que o lojista possa compreender o nível de satisfação do cliente e agir para melhorar o mix de produtos ou a qualidade do atendimento, por exemplo. “Ao fazer uso da pesquisa de satisfação online, o empreendedor poderá saber se está no caminho certo ou se necessita traçar novas estratégias”, conclui.
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